UMA BREVE DESCRIÇÃO

Este blog tem como finalidade divulgar meu trabalho de covers instrumentais feitos na guitarra. Sempre gostei das músicas interpretadas por este instrumento dando uma nova roupagem aos hits e sucessos, principalmente internacionais.

Minha inspiração surgiu quando conheci com mais detalhes o grupo inglês The Shadows e o americano The Ventures alem de muitos conjuntos formados a partir dos anos 60 de surf music, que gravaram e divulgaram música instrumental, uma tendência naquela época.

Sempre convivi com música desde a minha infância, participando de bandas baile e conjuntos para shows, mas recentemente pela facilidade que a tecnologia nos oferece de gravar em home studio, incluí como hobby o trabalho solo de covers no campo musical a partir de trilhas prontas ou incrementando outras.

A pessoa responsável por despertar este tipo de hobby foi meu grande amigo, músico e multi instrumentista Célio Anelio Neto, que atualmente reside em Mococa - SP. Como ex-integrante do grupo The Jet Blacks, que gravaram vários LPs de música instrumental, onde preferencialmente eram incluídos muitos sucessos dos grandes conjuntos já citados, participou de vários grupos da região de Sâo Paulo..

Célio me deu suporte e forneceu muito material e dicas valiosas para que pudesse me aproximar com alguma semelhança daqueles timbres maravilhosos baseados principalmente no eco (delay) e no reverb como efeitos principais da época.

Oportunamente irei postando todas as músicas que já tenho gravadas, e sempre que possível liberadas para download.

Lembrando que os downloads disponibilizados tem apenas a finalidade de divulgação do meu hobby, não sendo permitido comercializar em hipótese nenhuma para preservar os direitos dos autores. Desde já quero agradecer a todos que visitarem o blog pelo interesse.

Sintam-se à vontade para comentar ou sugerir músicas que gostariam de ver nesta modalidade. Comentários serão muito bem vindos.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

WONDERFUL LAND - The Shadows

The Shadows surgiram em 1958 como banda suporte de Cliff Richard e inicialmente chamavam-se The Drifters, até terem descoberto que já existia uma banda com o mesmo nome nos Estados Unidos. O grupo fez sucesso sobretudo durante os anos 1950 e 1960 apesar da existência dos Beatles, por conta de temas como "Living Doll", "Move it" (ainda sob o nome The Drifters) e "Travellin` Light". Os Shadows, separaram-se em 1968, com cada músico seguindo  carreira individual, embora o projeto tenha continuado a existir nas décadas seguintes mas com outra formação.
O timbre da guitarra solo de Hank Marvin é inconfundível com seus ecos e reverberação e inspiraram inúmeras bandas instrumentais na época.
Os membros principais eram Hank Marvin na guitarra solo, Bruce Welch no acompanhamento  e Brian Bennett na bateria. O contra baixo passou por diversos músicos.
O som era produzido por guitarras Fender e Burns, amplificadores  Vox e unidades de eco Meazzi fita Echomatic e disco magnético Binson.
The Shadows, com Cliff Richard, dominou a música popular britânica no final dos anos 1950 e início dos anos 1960 nos anos anteriores aos Beatles. Embora tenham perdido terreno no final dos anos sessenta, a banda teve um segundo sucesso a partir do final dos anos setenta.



A primeira música escolhida para este blog é Wonderful Land, música instrumental qu alcançou a 1ª colocação da UK Singles Charts em março daquele ano, permanecendo na posição por oito semanas. Versões cover tambem foram gravadas por Mike Oldfield em 1980 e por Mark Knopfler em 1993.




Nenhum comentário:

Postar um comentário